About Me

Reportagem: W.A.K.O., Crossed Fire, Burn Damage e Diabolical Mental State @ RCA Club, Lisboa - 30-04-14



Dia 30 de Abril, véspera de feriado, foi a data escolhida para juntar quatro conhecidas bandas do nosso underground: W.A.K.O., Crossed Fire, Burn Damage e Diabolical Mental State. Umas mais experientes e outras mais recentes, mas todas elas com vontade de dar o melhor para mostrar o seu som ao público, proporcionado uma noite de diversão garantida.


Os Diabolical Mental State abriram as hostilidades no RCA Club, com uma boa actuação, talvez fruto de já alguma rodagem ao vivo nos espectáculos de apresentação de "Basic Social Control", o seu EP de estreia. Presença em palco e vontade de agradar não faltaram, provavelmente o que falta ainda são os grandes temas, capazes de agitar uma plateia, e no espectro Groove/Thrash, a nível nacional, a concorrência é feroz, mas os DMS ainda estão a dar os primeiros passos e há que dar tempo ao tempo.

Em seguida, os Burn Damage demonstraram, mais uma vez, que são uma boa adição a qualquer cartaz. A sua sonoridade poderosa, que tem nas vocalizações de Inês Freitas, a cereja no topo do bolo, conquista facilmente os espectadores, contagiados com a energia que emana do quarteto em palco. Assim como as outras bandas presentes nesta noite de concertos, os Burn Damage beneficiaram das evidentes boas condições sonoras do RCA Club, podendo explanar a sua música da melhor forma.

Ao contrário daquilo que era esperado, tendo em conta que os WAKO eram os cabeças de cartaz, a famosa banda de Almeirim actuou primeiro do que os algarvios Crossed Fire. A banda de Nuno Rodrigues, João Pedro e companhia protagonizou um excelente concerto do princípio ao fim, percorrendo os temas mais emblemáticos do seu percurso, naquela que foi a última actuação do quinteto antes do início da fase de composição do próximo álbum, o terceiro da sua carreira.


Os Crossed Fire tiveram a difícil tarefa de manter o interesse depois do espectáculo da grande atracção da noite, mas o grupo mostrou estar à altura com um concerto que cativou os presentes pela sua sonoridade repleta de groove. A banda fez questão de demonstrar que também no Algarve se faz bom metal, terminando em plano mais que satisfatório esta noite de concertos organizada pela Tentáculo Produções, uma nova promotora da qual se vai ouvir falar mais vezes.




Texto por Mário Santos Rodrigues
Fotos por Igor Ferreira
Agradecimentos: Tentáculo Produções