About Me

Twinesuns - "The Leaving" Review


“The Leaving” é o álbum de estreia dos Twinesuns, um duo composto por C. dos NVRD e Thor Ohe (ex-Kinsai e DNAmplified) que se aventura pelos caminhos, tortuosos por vezes, do drone/funeral doom experimental. A base para a sua música são as guitarras e todos os seus apetrechos: amps, cabinets, pedais e pedaleiras. Tudo desde efeitos de feedback até a sons que mais parecem retirados de teclados resultando numa enorme e desconfortável massa de sons, mais ou menos lineares, que alguns teriam algum receio em chamar de música.

Esta poderia ser uma definição genérica para qualquer proposta de drone, boa ou má e também poderia ser entendida como uma crítica ou como um elogio e é desta ambiguidade que vive “The Leaving” e tantos outros trabalhos como ele. Uma coisa do género “ame-se ou odeie-se”. Tudo o que se afirme a seguir das duas frase atrás vale o que vale, mas o que é certo é que este trabalho consegue encontrar alguma ordem no caos da sua proposta e o facto da proposta ter sido gravada numa sessão de apenas oito horas vai nesse sentido.

É esta espontaneidade que é muito própria do género e do que resulta dela que faz deste trabalho algo tão apreciável. Claustrofóbico e intenso mas ao mesmo tempo atmosférico e viajante, “The Leaving” é uma banda sonora de um filme que ainda não foi feito mas que quando for feito será daqueles desagradáveis, não propriamente por ser explícito mas por aquilo que deixa implícito. Uma boa surpresa e exemplo de como o drone é mais do que muralhas de som contínuas sem qualquer nexo. Ou de outra forma, uma boa introdução ao género, se houver estômago para isso.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira