About Me

Souldrainer - "Architect" Review


Quando se põe este “Architect” a rodar, forma-se de imediato uma muito sólida ideia do que se pode esperar do disco enquanto se ouve a faixa de abertura “Biological Experiments”: death metal melódico sueco puro. Está lá tudo o que define o padrão de qualidade género: riffs fortes e, mesmo assim, carregados de virtuosas harmonias de guitarra, e um refrão bastante orelhudo. E assim, o ouvinte encosta-se confortavelmente, esperando ouvir um álbum bem confeccionado deste estilo. Entra “Behind The Face” e fica-se muito surpreendido com a camada de teclados sombrios e as fortes influências doom misturadas com o melodeath tipicamente sueco, mas, ainda assim julga-se que aquele é o chamado de “tema diferente”, aquele onde a banda tenta explorar novos caminhos, e que logo a seguir retoma-se ao ambiente que “Biological Experiments” nos colocou.

A verdade é que “Biological Experiments” é o tema diferente e, aqueles que já conhecem o grupo sueco de Marcus Evardsson – o único membro que resta da formação original - e ouviram “Heaven’s Gate”, não se surpreendem com isso. Os Souldrainer já existem desde 1999 e possuem um catálogo de tamanho adequado à idade da banda. Álbuns de longa duração são apenas três a contar com este e o grupo destaca-se por ter uma sonoridade onde os sempre-presentes teclados lhes garantem uma aura de dark metal imbuída nas suas raízes melódicas de death metal sueco dos anos 90, podendo-se dizer que o estilo é semelhante ao dos Insomnium, ou até uns Swallow The Sun só que com menos doom. Mas, se queremos falar de influências, a grande inspiração em “Architect” virá certamente dos Hypocrisy; muitos são os temas que fazem vir ao de cima o colosso sueco e vários os momentos onde dá vontade de dizer em voz alta o quanto parece Hypocrisy, como o refrão de “Nightmare Abduction”, um dos grandes temas do álbum; os primeiros minutos de “Turn Your Back” e, no caso de “The Release” temos uma faixa que berra por todo o lado o nome da lendária banda de Peter Tätgtren. Nenhum destes temas são maus, pois Hypocrisy é uma grande banda e o seu trabalho é aqui bem reproduzido, contudo, estes não são os Hypocrisy e convém aos Souldrainer mostrarem-se como quem são. “I Am The One”, “For No Other”, a já muito referida aqui “Biological Experiments” mostram que os Souldrainer até têm a sua própria identidade, especialmente se juntarmos as mais doomy “Behind The Face”, a fria “Sorgestjäêrna” e a potente “Die Or Surrender” com os seus teclados que fazem lembrar as obras mais recentes de Samael.

“Architect” até é um bom disco e não será uma perda de tempo para quem o for ouvir, mas os Souldrainer têm que se distanciar mais das suas influências, até porque têm capacidade para isso, porque o que acontece é que, depois de ouvir este disco fica-se cheio de água na boca para ouvir Hypocrisy.

Nota: 6.8/10

Review por Tiago Neves