About Me

The Morphean - "Mechanical" Review


O death metal melódico já não é o que era. Tal como todos os estilos, não é livre de lhe acontecer uma ou outra proposta mais aborrecida. A mistura com o hardcore fez com que muitas das propostas ainda se tornassem mais genéricas. É o caso deste “Mechanical”, segundo álbum de originais dos austríavos The Morphean, sendo que a estreia já foi há quatro anos. A costela hardcore está bem presente quer pela voz quer pela ausência de solos de guitarra, embora o pessoal dos The Morphean não seja propriamente tosco, produzindo umas harmonias e pormenores de guitarra de qualidade.

O problema é mesmo a ausência de músicas, malhas, verdadeiras malhas que fazem falta a qualquer álbum mas principalmente neste espectro, em que tudo já foi dito, feito e mostrado e como tal, todas as propostas que surjam têm tarefa acrescida de cativar o ouvinte. As melodias da guitarra lead de “A Sinner’s Life” até são bastante catchy mas são quase um caso isolado neste trabalho. E mesmo que não fossem, não chega ter leads catitas. Esse gimmick, como qualquer outro, tem duração de vida curta.

O título acaba por ser profético, já que “Mechanical” é pouco natural, pouco orgânico e até desinspirado. Não é uma desgraça total porque existem aqui bons temas mas o feeling maquinal com que emana acaba por ser também indicio de alguma esterilidade, o que faz com que ainda não se consiga fixar muito bem as músicas após diversas audições. Todas têm a mesma fórmula, todas soam ao mesmo. Death metal melódico e moderno ou metalcore. Não interessa o nome, para ser sincero, interessa a qualidade e a impressão com que deixam no ouvinte e “The Mechanical” não consegue nem impressionar nem cativar.


Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira