About Me

Bask - "American Hollow" Review


“American Hollow” poderá deixar perplexo aquele que o tentar categorizar, definir para rapidamente colocar numa qualquer prateleira onde encaixa de forma perfeita. Para já necessita que seja ouvido várias vezes, mas não se trata de apenas ouvir. Tem que ser interiorizado, tem que ser absorvido. Tem que crescer dentro de cada um. E não é daqueles casos em que se trata de música feita por pseudo-intelectuais para agradar a pseudo-intelectuais. Há uma simplicidade desarmante em cada um destes seis temas, uma simplicidade que é difícil de qualificar.

Oscilando entre a pacatez típica do folk norte-americano e as imagens que evocam com o peso do sludge e do pós metal, evocando também uns certos ares (muito ténues) de pós rock e até de stoner, este trabalho, sendo de estreia, acaba por mostrar a qualidade da banda e de os estabelecer como uma entidade a acompanhar. A forma como misturam tudo isto e muito mais, e mesmo assim, conseguem manter uma identidade, é sem dúvida impressionante. Talvez não seja o álbum ideal para aqueles que gostam de peso acima de tudo. Ele existe aqui sem dúvida, mas não é o ingrediente principal, embora seja importante – basta ouvir como um tema como “Shake The Soot From Your Boots” é abalado e incrementado na sua intensidade.

Talvez não seja de fácil absorção, não pelo menos para conseguir captar à primeira todas as suas nuances, todas as sombras, mas sem dúvida que “American Hollow” flui bem, com uma certa componente de easy listening que é algo inesperada. Para aqueles que têm a mente aberta, a viagem que os Bask propõem não deve ser desprezada. Para todos os outros, não é aqui que vão encontrar peso monolítico e monocromático. Por vezes até vão ter que andar bastante para encontrar qualquer tipo de peso.


Nota:
8/10


Review por Fernando Ferreira