About Me

Methedras - "System Subversion" Review


O thrash metal está a viver um grande momento, pelo menos a nível de oferta mas não só, já que a quantidade não fica muito à frente da qualidade. O que ajuda a incrementar o número da oferta é que hoje em dia aceita-se como thrash metal muita coisa que antes era intitulada de death metal ou então death/thrash. É nesta categoria onde se inserem os italianos Methedras, uma banda já com quase vinte anos de carreira, que chega agora ao quarto álbum depois de cinco anos de ausência e que colocam um pouco de death metal no seu thrash (e não propriamente um pouco de thrash metal no seu death).

Apesar de lançarem apenas quatro álbuns em quase vinte anos, isso não é sinónimo de inexperiência e “System Subversion” prova isso mesmo. O tom modernaço com que “Subversion” inicia o álbum dá uma sólida pista sobre ao que os italianos vêm. Claro que este tipo de coisas podem ter o handicap de tudo soar ao mesmo passado uns tempos, e com faixas a rondar em média os cinco minutos, essa tarefa é ainda mais facilitada. Não é exactamente esse o caso mas poderá haver algum nariz torcido por aqueles que são mais exigentes, mas se esses padrões de exigência baixarem um pouco, será possível apreciar as qualidades que este trabalho tem: som poderoso e orgânico (algo que não é muito comum naquilo que se entende por death/thrash moderno), energia com fartura, atitude e alguns momentos mesmo muito bons, principalmente a nível instrumental.

É impossível ficar indiferente ao groove de “You Got It” e à potência violenta de “Deathocracy”, apenas para citar dois exemplos, no entanto, o problema acaba por ser a forma como o álbum soa como um todo. As faixas funcionam todas individualmente, no entanto se as colocarmos todas de seguida, parece haver um certo enfado a formar-se no horizonte. Ainda assim, “System Subversion” é um trabalho que tem o mérito de colocar no mundo dos vivos esta banda italiana, e que apesar de não ser um trabalho perfeito, agradará aos amantes do thrash metal bruto.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira