About Me

Disaster - "Blasphemy Attack" Review


Não sendo um dos destinos mais conhecidos para quem viaja pelo metal, é da Colômbia que nos chegam os Disaster com o seu primeiro álbum de originais, lançado de forma independente e que segue o caminho do thrash metal meio javardo meio death. É sempre de valorizar quando uma banda acredita no seu valor e investe no seu trabalho, não esperando que exista uma editora que pegue neles. Se antes, a ausência de uma editora era sinal de pouca qualidade, nos tempos que correm, isso não quer dizer absolutamente nada.

Foquemo-nos então neste “Blasphemy Attack”. Os Disaster já existem desde 1999 mas apenas lançaram este álbum agora, nove anos depois de uma demo. Talvez a produtividade não seja forte da banda, mas talvez a qualidade compense esse factor. Bem… não tanto. “Blasphemy Attack” é divertido, entretem qualquer fã de thrash metal arraçado de death, daquele que já ouvimos por aí à pazada. E esse é o problema. Nem se a banda tivesse lançado este álbum em 99, ele soaria fresco ou essencial. Não é questão do som soar datado, é questão de soar banal.

No que respeita à técnica e performance, até nem existem muitas razões de queixa deste grupo colombiano. A questão é que as músicas (e apesar de tudo, continuamos a falar de músicas e não apenas das partes que somam o todo como riffs, solos, refrões, etc.) não surtem efeito. Os trinta e sete minutos, apesar de tudo, passam rápido mas fica um vazio no final quando se fica com a impressão de que se esteve a dormir ou se teve um lapso de tempo que durou. Não existe nenhuma que sobressaia, tirando a instrumental e interessante “Valley Of Illusions”. Existe potencial, agora é só aproveitá-lo e traduzi-lo em músicas que marquem o ouvinte.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira