About Me

Halcyon Way - "Conquer" Review


“Conquer” é um forte manifesto de intenções para a carreira dos norte-americanos Halcyon Way. O terceiro álbum confirma todo o potencial demonstrado pela banda nos anteriores trabalhos, refinando a sua maneira própria de juntar heavy/power metal tradicional com um espírito progressivo e algumas pinceladas extremas – principalmente no que diz respeito às vocalizações. O caminho do power metal extremo é um pouco sinuoso já que nos vem à memória aquilo que os Children Of Bodom fizeram e a forma como se encurralaram criativamente a certa altura da sua carreira. Neste caso concreto, parece-nos que os Halcyon Way estejam bastante longe desse destino, a avaliar pelos seus trabalhos.

Há uma vertente catchy nos refrões que nos fazem lembrar a razão de se gostar heavy metal. Refrões como os de ”Web Of Lies” e “Conceived In Torment” são bem viciantes mas não é a típica música em que o interesse só surge com alguma parte em específica, com bons riffs e um bom solo a acrescentar ao pacote. A melodia é sem dúvida um dos pontos fortes deste trabalho, sendo uma constante em todos os temas, quer eles sejam mais calmos (como na “Home”) ou mais energéticos (como na “World Comes Undone”).

Talvez o maior defeito que se possa apontar a “Conquer” é a sua uniformidade. Apesar de todos os temas serem de uma qualidade acima da média, os doze temas em conjunto acabam por formar um álbum que terá algumas dificuldades em sobreviver ao teste do tempo, já que lhe fazem falta algumas malhas fortes  que sejam marcantes o suficiente para sobressaírem. Ainda assim, é um bom álbum  da banda e que servirá para os estabelecer como uma das forças dentro do género. Esperemos que ainda evoluam mais, evitando os becos sem saída em que possam cair.

 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira