About Me

Guano Padano - "Americana" Review



Quem é Guano Padano? Provavelmente será a primeira pergunta que o nosso caro leitor perguntará ao ver o título de mais uma crítica aqui na Metal Imperium. Na verdade, a pergunta não será totalmente correcta, já que Guano Padano não é uma pessoa e sim uma entidade composta principalmente pelos seguintes músicos: Alessandro nas cordas - guitarras, acústicas, eléctricas e banjo; Danillo Gallo no baixo e tudo o que envolva teclas; Zeno De Rossi na bateria e percussão; ainda com a ajuda do compositor Vinicio Capossela.

"Americana" retrata e inspira-se no movimento underground literário que ocorreu durante o período de 1930 e 1940, que consistiu numa corrente de traduções feitas por intelectuais italianos de literatura americana, numa altura em que qualquer tipo de interesse em cultura estrangeira era completamente proibido. O culminar desse movimento foi a antologia de Elio Vittorini, com o nome "Americana" e é nele donde os Guano Padana se inspira principalmente. É esse espírito, essa paixão pela cultura e literatura norte-americana que emanam fortemente por estas dezassete faixas e pouco menos de cinquenta minutos, que passam sem se dar conta, tal como um bom livro ou filme.

Musicalmente, o que temos aqui poderia ser perfeito para ilustrar sonicamente um qualquer filme de Sergio Leone, mas vai muito mais além do que as referências de Western Spaghetti do Wnio Morricone, indo buscar muito também das tradições do folk americano, onde se incluem os primórdios do blues e country, sem esquecer uns toques de jazz aqui e ali, assim como o surf rock e rock psicadélico próprio dos anos sessenta. Este é já o seu terceiro trabalho e para quem não os conhece e gostar de música de banda sonoras, será uma agradável surpresa. Poderá não ter nada (ou muito pouco) de metal ou até mesmo rock, mas estão garantidas aqui horas de prazer auditivo para quem gosta de viajar ao som da música. Verdadeiras paisagens sonoras é o que se tem aqui.


Nota: 8.2/10

Review por Fernando Ferreira