About Me

Noctiferia - "Per Aspera" Review


Os Noctiferia são um dos grandes nomes do metal extremo da Eslovénia (esse país que cada vez nos apresenta mais propostas de valor no que ao underground metaleiro diz respeito) embora não se possam considerar como extremamente conhecidos fora do seu país, o que avaliando este “Per Aspera”, lançado originalmente em 2002, tal é de estranhar, já que a potência desta proposta é considerável e que a mesma, se for avaliada por aquilo que se fez/fazia em 2002, estava bem acima da média. Ainda hoje em dia, este é um trabalho que suportou muito bem o teste do tempo.

Inserindo-se no eixo daqueles grupos que juntavam a frieza do black metal com a selvajaria do death metal, com pormenores sinfónicos por trás e beneficiando de uma produção moderna que dá o boost necessário a que este álbum fique bem gravado na memória. Avaliando a sua qualidade, custa a crer que este trabalho não tenha sido mais badalado quando foi editado originalmente, algo que se houve alguma justiça no mundo da música extrema (que nem sempre há) deverá ser corrigido sem grandes dificuldades. Talvez a editora, Arctic Music, não tenha tido as dimensões necessárias para fizessem justiça a este trabalho, mas cabe agora à On-Parole fazer a devida divulgação para que chegue ao máximo de lugares possíveis..

Esta reedição, além de trazer a remasterização da praxe (que não temos capacidade para avaliar se trouxe grandes diferenças ou não, já que não temos termo de comparação) traz ainda três temas registados dois anos antes e que serviram como versões de pré-produção de músicas já aqui contidas. Os temas em questão são “Err To Hell”, “Fond Of Lies” e “Aught Against Thee”. Estes temas ainda têm a particularidade de terem sido registados com o vocalista original. A qualidade sonora destes temas também é excelente, mesmo que com uma cara mais black metal. Uma reedição que se justifica pela qualidade do material e por ter quase passado despercebida quando foi lançada doze anos (12!) atrás.

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira