About Me

Warmblood - "God Of Zombies" Review



Os zombies (ainda) estão na ordem do dia, um fenómeno da cultura moderna que sempre teve alguma expressividade no universo sangrento das bandas goregrind. No caso dos italianos Warmblood, é o principal tema desde a sua estreia em 2008. “God Of Zombies” é o terceiro trabalho e é aquele mostra uma banda madura de death metal viciante, capaz de passar por todas as armadilhas que o tema pode lançar – mais que não seja por fazer aquilo que já foi feito repetidas vezes no passado mais ou menos longínquo. A forma como o fazem é admiravelmente simples.

Death metal old school, sem, no entanto, cheirar a ranço, com bons riffs e, a parte mesmo boa, bons solos. A banda é um power trio forçado (depois do abandono do baixista, optaram não o substituir por outro, mesmo que o instrumento seja bem audível neste trabalho) e bate naquela tecla que sabe tão bem ouvir que é a da simplicidade e eficiência. Não se confunda simplicidade por composições básicos. Aqui a simplicidade vai para a forma como as músicas fluem. Apesar do elemento técnico estar presente, aquilo que está em primeiro lugar é cada faixa como canção e não como veículo para demonstrar as capacidades técnicas. Como resultado temos
nove temas que qualquer fã de death metal gostará, mas que ainda os thrashers não conseguirão resistir.

Peguemos no tema título, cujo início (os primeiros dois minutos) são de um vício metaleiro impossível de resistir. Mesmo quando depois dos guturais entrarem em acção, esse vício continua, com riffs a thrashar e harmonias que se colam logo ao cérebro. Para quem possa ter preconceitos contra o tema zombies na música, por aquilo que representou em propostas passadas, aqui pode ficar descansado. Na verdade, poderia até ser um álbum sobre churrascos e sardinhadas ou receitas vegetarianas. A soar assim, é bom em todo o lado. Excelente surpresa.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira