About Me

Reportagem: R.A.M.P., Skining, Equaleft, Blame Zeus, Debunker @ Salão Brasil, Coimbra - 03/12/2014


Onze é o total de datas desta Rampage Fest, tour encabeçada pelos nacionais R.A.M.P. Apesar de ter sido uma noite fria a meio da semana, houve ainda algum pessoal de Coimbra a atender à chamada dos RAMP e juntou-se no Salão Brazil para uma grande noite de concertos e camaradagem.

Debunker abriram a noite, tendo sido uma das bandas especialmente convidadas para esta data em Coimbra. Este grupo com a sua sonoridade mais heavy metal tocaram para uma sala fria e quase vazia, no entanto isso não os desmoralizou. O vocalista demonstrou uma grande energia e presença em palco do inicio ao fim, tendo sido capaz de fazer a festa sozinho. Musicalmente são um grupo com potencial, porém necessitam de mais oportunidades como esta. 

Os Blame Zeus foram a banda que se seguiu. Com um som relativamente mais calmo, e uma bela voz feminina, infelizmente não foram muito bem conseguidos em cativar o público. A presença em palco da banda poderia ser mais forte, sendo que também eles tocaram para uma sala muito pouco composta. Os Blame Zeus possuem um som interessante, banda a acompanhar certamente.

Os Equaleft foram o outro grupo especialmente convidado para esta data, tendo sido a grande surpresa da noite. Apesar de desfalcados - um dos guitarristas não pode marcar presença no concerto - a performance destes foi irrepreensível. Estes foram também responsaveis pelos primeiros movimentos na plateia, que até então esteve muito parada e relativamente apática. Foi a estreia da banda portuense em Coimbra, que lançou recentemente um álbum, “Adapt and Survive”, e demonstrou aquilo que de melhor se faz no metal nacional. Foi um excelente espectáculo, que pecou por ter sido demasiado curto, e soube a muito pouco.

Skinning veio a seguir. Apesar da indubitavel qualidade e brutalidade da sua sonoridade, estes falharam em cativar os presentes. O grupo veio apresentar o seu álbum de estreia, “Cerebral Mutilation”, tendo sido uma bujarda de brutalidade ao vivo, tal como o Death Metal deve ser, mas infelizmente, o público não correspondeu como seria esperado, talvez por isso, pareceram um tanto "desenquadrados" relativamente às outras bandas. 

O momento mais aguardado da noite chegou aquando da subida ao palco de RAMP. Estes veteranos do metal nacional regressaram a Coimbra para uma grande descarga de energia, e uma setlist repleta de clássicos. Foram quase duas horas de pura intensidade, com muito movimento no público. A banda por sua vez, cumpriu as altas expectativas da noite e foi incansável do inicio até ao fim. Resta acrescentar que a animação entre concertos ficou a cargo do DJ DemonCrow, uma figura sempre presente nas noites de metal em Coimbra. Que venham mais noites assim!



Texto por Rita Limede
Fotografias por Filipe Gomes
Agradecimentos: Organização