About Me

The Autist - "Entangled" Review


Os The Autist são um novo projecto de djent/groove que marcaram a sua presença no panorama nacional com o lançamento de Entangled, o seu EP de estreia, editado pela  MIMS (Music In My Soul). Como influências, citam nomes diversos como In This Moment, Dark Tranquilitty, Children Of Bodom, Linkin Park e 30 Seconds To Mars, apesar de nenhuma destas bandas (excepto, talvez, In This Moment) serem muito semelhantes ao tipo de música produzido por The Autist, que por sua vez consiste em algo que instrumentalmente irá sem dúvida agradar a muitos fãs de djent. 

Este EP consiste de 7 faixas, sendo a primeira uma introdução instrumental (Overwriting) que segue imediatamente para a primeira música de Entangled. Há que destacar imediatamente o bom trabalho instrumental, que além de diverso e munido de técnica, prima por ter algumas linhas melódicas de relativamente boa qualidade, sendo também possível notar alguns traços da diversidade de influências que os elementos desta banda. Infelizmente, apesar do instrumental desta música (e do EP em geral) ser de boa qualidade, há que referir que a prestação de João Prim, o vocalista masculino da banda, que por sua vez deixa muito a desejar, sendo notório o esforço que faz para manter a consistência da voz, sem muito sucesso. A prestação vocal em questão aparenta ser fruto da falta de método, sendo que o resultado final é um grande défice de potência e consistência na voz em tons graves, médios, e especialmente em tons agudos, sendo que as suas falhas não são de todo compensadas pela mistura. No entanto, a voz de Edna (a responsável por canto lírico neste conjunto) é globalmente mais bem conseguida, apesar do seu incomum timbre nasalado poder exigir alguma habituação pela parte do ouvinte.

A produção deste EP é globalmente bem conseguida para um primeiro trabalho, sendo possível discernir claramente todos os instrumentos. Em geral, Entangled é um trabalho relativamente bem produzido e bom a nível das secções de cordas e percussão, que infelizmente perde muito na prestação vocal. No entanto, globalmente, é um bom EP de estreia que indica algum potencial para agradar aos fãs do género.

Nota: 7/10

Review poe Ricardo Pereira