About Me

Decapitated - "Blood Mantra" Review


Os Decapitated são uma das bandas mais reselientes que por aí andam. Depois de um início de carreira que deixou todos de boca aberta, pela tenra idade dos seus membros, veio a tragédia que obrigou a banda a uma paragem forçada. Sobrando apenas um membro original, a banda é reactivada e lança um álbum que ainda não convencendo totalmente, é um esforço totalmente meritório de uma banda que se ergue das cinzas. "Blood Mantra" é uma fera algo diferente daquilo que fizeram três anos atrás. Não se trata mais de tentar provar o quer que seja e sem essa pressão em cima de si - pressão essa provavelmente colocada por eles próprios, ou por Vogg, o único membro original, fica-se livre para continuar.

Death metal puro e duro, sem tanto foco na técnica como esperado, mas com variação e dinâmica suficiente para que o marasmo não se instale. Desde a brutalidade de "Exiled In Flesh", que abre o disco, e "The Blasphemous Psalm To The Dummy God Creation" até algo mais estranho como a "Blindness", uma espécie de experiência sónica durante quase oito minutos, em que é criado um ambiente denso e hipnótico do qual se torna difícil libertar. Claro que para os amantes do death metal puro, certos momentos deste trabalho eram completamente desnecessários, como o groove infeccioso da "Veins" ou "Nest" que parece demasiado próximo dos Meshuggah, enquanto o tema título parece ser demasiado catchy.

A verdade é que tudo isto resulta em pleno. Os Decapitated não são o que eram e com tudo o que aconteceu, dificilmente seriam. Mesmo que não tivesse acontecido nada, não seriam os mesmos, porque as coisas mudam, evoluem, alteram-se. Para aqueles que tinham esperança de que isso não se verificasse aqui, não vale a pena continuar. Mas para todos os outros que apreciam música extrema, nomeadamente death metal, então este é um álbum que terão que conferir e poderão até se surpreender.


Nota: 8.5/10

 
Review por Fernando Ferreira