About Me

Invincible Force - "Satan Rebellion Metal" Review


O thrash tem várias encarnações, mas a do underground sempre foi que juntava elementos de black metal, principalmente quando o género não era moda. A provar isso temos os chilenos Invisible Force que com este "Satan Rebellion Metal" chegam ao primeiro álbum de oito anos de actividade. A banda não surpreende, nem pelo seu som (a lembrar uns Decayed mais focados no thrash, perto dos Alastor), nem pela sua estética e imagem e muito menos pela duração do álbum, com uns míseros vinte e quatro minutos. Nem sempre a duração dos discos é garantia de qualidade (antes pelo contrário) mas lançar algo com apenas vinte e quatro minutos e chamar-lhe isso de álbum parece-me exagerado.

Passando por cima de todas essas questões, as músicas aqui contidas são exactamente o que esperávemos: descargas que não chegam aos quatro minutos, aliás, algumas não chegam a ter três, thrash metal primitivo e cru, num som que até é o melhor de todo o conjunto. Lugares comum com fartura, é preciso alguma força de vontade para ouvir este trabalho até ao fim, não por ser propriamente mau, mas pelo problema recorrente destes lançamentos: quando se propõe a fazer algo num género que já foi muito explorado é porque se tem muita paixão pelo mesmo, mas se não houver músicas verdadeiramente fortes, trata-se difícil uma banda como esta terem algumas dificuldades em se sobressair.

É precisamente o que acontece aqui. Músicas como "Necromance" e "Desolation" seguem todas as regas do black/thrash mas não demoram muito tempo a se tornarem algo enfadonhas. É preciso um elemento extra que os Invisible Force precisam de arranjar urgentemente porque o que está aqui contido não se aguenta em pé durante muito tempo.


Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira