About Me

The Deep - "Premonition" Review


Os The Deep podem parecer uma banda nova mas a sua história remonta ao auge da cena da NWOBHM, quando a banda ainda se chamava Deep Machine, tendo algumas ligações com os Angel Witch através do seu ex-frontman. Não é claro como é que a situação evoluiu mas o que é certo é que os Deep Machine voltaram ao activo enquanto estes The Deep, compostos também por membros dos Deep Machine, decidiram mudar a sua designação por não ter os direitos sobre o nome. Se as raízes que temos aqui são apenas da NWOBHM é de esperar que o que se tenha aqui seja exactamente isso. É expectável e não é certo.

"The Rider", a primeira malha destas dez, até pode enganar com a sua energia, dando repentes de um heavy metal leve mas irrequieto, no entanto, as que se seguem ("You Take My Breath Away", "Cold Hearted" e "Turn Me Loose" ) revelam o verdadeiro foco da banda, mais próximo do hard rock do que propriamente do heavy metal característico das ilhas inglesas (Def Leppard é um nome que surge algumas vezes no decorrer deste trabalho), no entanto, não existe propriamente uma desilusão já que o som é igualmente poderoso e com uma qualidade ímpar.

O álbum flui bem, evidenciando toques de classe que está apenas ao alcance de bandas veteranas - e muitas vezes nem dessas. "Nightstalker", "Out Of Touch" e o tema título são excelentes exemplos de como o heavy metal ainda é capaz de se manter relevante, mantendo intacto todo o seu charme assim como o interesse, isto sem haver qualquer mistura com outros subgéneros, como o power metal ou thrash. Hard'n'heavy como há muito tempo não se ouvia e que é difícil de se cansar. Os The Deep podem não ser uma banda nova nem tocar o som da moda, mas o seu som é de qualidade inquestionável, para quem gostar da tradição da música pessada.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira