About Me

Thurisaz - "The Pulse Of Mourning" Review


Ainda recentemente falámos dos belgas Thurisaz a propósito do seu álbum ao vivo, “Live And Acoustic” e de como estávamos curiosos para ver como ficaria o novo álbum, previamente anunciado para Março. Aqui está ele e vem ao encontro das nossas melhores expectativas. Apesar de ser um trabalho onde o seu lado mais extremo é evidenciado – algo que não aconteceu no atrás referido trabalho ao vivo, a mesma melodia e bom gosto nos arranjos continua presente e assim as duas primeiras faixas são como uma só dividida em dois, algo que até o próprio título reflecte (“Longing…” e “…For A Change”) são um excelente exemplo da qualidade aqui contida.

“Patterns Of Life” é então a primeira faixa que nos surge como tal e é possível ver que a banda está bem mais próxima do death metal melódico do que propriamente dos terrenos black metal que em tempos pisaram mais, no entanto, ao quarto álbum e com um nível de qualidade bem altíssimo, a banda belga já praticamente não tem de se preocupar de encaixar neste ou noutra prateleira, porque as suas músicas são de uma qualidade ímpar. É impossível não se ficar completamente rendido pela totalidade da duração desde “Pulse Of Mourning”, embora existam momentos que se destacam, como a lindíssima “One Final Step”.

Se a banda passou despercebida nos últimos anos, agora isso tem tudo para acabar, já que existe aqui matéria suficiente para que se tenha um clássico intemporal de metal extremo, mesmo que até nem seja tão extremo como isso. Para ouvir incontáveis vezes não conseguindo sequer começar a enjoar. Progressivo, atmosférico e com uma sensibilidade de beleza incomum, “The Pulse Of Mourning” é sem dúvida um dos grandes trabalhos de 2015.


Nota: 9/10


Review por Fernando Ferreira