About Me

A Constant Storm - “Storm Born” Review


A Constant Storm é uma one-man-band portuense de black metal atmosférico/darkwave. O seu lançamento de estreia, a EP “Storm Born”, disponibilizado em Maio de 2014 no Bandcamp, é uma obra temática destinada a fazer o paralelismo entre uma tempestade e a condição humana, sempre focado na linha prateada que surge por cima das nuvens negras. Com influências que vão desde Dead Can Dance a Moonspell e Darkthrone, esta é uma obra que exige um tipo especial de pessoa como fã, uma característica própria do género.

É imediatamente notório que esta obra possui várias características típicas do black metal atmosférico, com destaque para a mistura, que não será um problema para os fãs de bandas como Burzum, Summoning e Drudkh interiorizarem. No entanto, este tipo de mistura é no mínimo complicada de interiorizar para fãs de outros subgéneros, sendo que exige alguma habituação e um certo grau de tolerância para o ruído (maioritariamente propositado) que esta obra inclui, sendo que alguns podem considerá-lo como desnecessário. No entanto, este EP possui pontos altos, com destaque para a terceira música, denominada “The Grounds Are Shattered”, que foi uma audição francamente agradável, com toda a raiva do black metal acompanhada de umas orquestrações que lhe conferem uma dose bem-vinda de melodia. No contexto geral do EP, apesar das orquestrações estarem ocasionalmente bem conseguidas, estas podem ser consideradas como globalmente medianas, sendo por vezes podem ser apelidadas de básicas e parcialmente vazias, deixando a sensação que são apenas a linha condutora de algo mais magnânimo que ficou inacabado, como é perceptível na na introdução do EP (“Embrace”). Algo semelhante pode ser dito da bateria, com o acréscimo de possuir alguns pontos menos inspirados, apesar de possuir alguns pontos altos. Na secção de cordas, os riffs podem ser considerados geralmente como bons dentro do género, apesar de alguns soarem ligeiramente desencaixados da música em que se encontram. Para finalizar, a voz cumpre perfeitamente a sua função, sendo considerada boa dentro do género.

Em suma, “Storm Born” é um esforço de estreia decente para o projecto A Constant Storm, que por sua vez possui todas as ferramentas necessárias para evoluir em algo com uma composição mais sóbria e bem cuidada. Para já, esta EP é propenso a agradar fãs do género e é um acréscimo positivo ao underground nacional, deixando alguma curiosidade para o que virá a seguir.

Nota: 6.7/10

Review por Ricardo Pereira