About Me

Bleeding - "Behind Transparent Walls" Review


O grupo da Pure Steel Publishing, ao qual pertence esta Pure Prog Records, não depende apenas de velhas e esquecidas “glórias” da música pesada, como de vez em quando dá a conhecer ao mundo alguns novos valores interessantes, como é o caso dos alemães Bleeding, que deambulam por terrenos progressivos. A sua sonoridade não provoca um efeito imediato pelo que são necessárias mais algumas audições para que faça efeito, mas também que trabalho progressivo seria este se à primeira fosse completamente desvendado. Apesar de temas como “Fading World” não impressionarem, é inegável a potência com que “Humanoluminiscence” e “Symbol Of The Sun” vão ganhando com poucas audições em cima, principalmente este último.

Ao contrário do que é comum encontrar, este não é um trabalho onde o foco está exclusivamente nas habilidades de execução dos músicos – ou seja, não se trata exclusivamente de música para músicos ouvirem – e pode-se ver uma preocupação real nos temas em si, o que faz com que estes efectivamente sejam fortes e puxem para mais audições. Não se trata de um trabalho perfeito – nem tal lhes seria exigido, por muito que fique essa ideia quando se fala de rock ou metal progressivo – mas é sem dúvida um trabalho que agradará a todos os que gostam de bandas como Marillion, Vanden Plas ou Queensrÿche (antigo, claro).

Terminando com um épico de dez minutos, o tema “Solitude Pt. 2”, é a prova de que poderia faltar para os mais exigentes do talento da banda alemã. Sem dúvida, um colectivo a acompanhar no futuro e que tem uma enorme margem para progredir, principalmente por conseguir fugir aos lugares comuns do género e ficar com uma proposta minimamente refrescante. A avaliar por este primeiro contacto e talvez com alguma sorte – que é necessário ter sempre – poderá chegar bem longe entre os seus pares. O futuro ao futuro pertence, veremos. Por agora, boa surpresa.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira