About Me

Wizard - "Head Of The Deceiver" Review



O primeiro da trilogia de álbuns que a Limb Music editou nos inícios da década passada e que agora está a reeditar. Além de ser o primeiro do lote, é também o melhor. Sendo um pouco mais ousado, pode-se afirmar que será um dos melhores de toda a carreira da banda. Com uma vitalidade impressionante, do início ao fim, este é um trabalho que não fraqueja na sua fórmula de power metal energético e épico. É de tal forma bom, que deveria ser um exemplo para o próprio género, o que poderá parecer estranho já que a banda não é das mais populares. A avaliar por este trabalho, só por ele, isso é algo extremamente injusto.

A banda não se limita ao power metal típico, com 200 bpm, que também temos, mas também lhe dá bem nos refrões cativantes (daqueles que se colam à cabeça como o urso à colmeia) sem esquecer aquele tique típico da melhor tradição alemã para fazer grandes músicas como “Magic Potion”, “Collective Mind ” e “Calm Of The Storm” que iniciam este trabalho ao mais alto nível. Como disse atrás, são as dinâmicas e a forma como as mesmas são usadas que fazem deste um grande álbum, mas essas dinâmicas não se limitam às músicas em si como também à forma como o alinhamento do álbum foi decidido, que o torna extremamente poderoso.

Nem se pode dizer que a excelência deste álbum se deve à forma como fugiram dos lugares comuns do género. Com títulos como “True Metal”, “Defenders Of Metal” e “Metal Law” dá para perceber que o pessoal dos Wizard foi às aulas dadas por Manowar e outros que tais, mas também ter que ser referido que enquanto os supostamente Kings of Metal lançavam um fraquíssimo e desequilibrado “Warriors Of The World United”, este “Head Of Deceiver deu-lhe um abada (não em termos comerciais mas qualitativos) e dá cada vez que o ouvimos. É um excelente trabalho que deve ser adquirido por todos os apreciadores de power metal, além de ter sido remasterizado, ainda tem o brinde de duas faixas bónus, sendo elas a já mencionada “Metal Law” e “Ultimate Warrior”, ambas com uma qualidade duvidosa.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira