About Me

Prowler - "Stallions Of Steel" Review


Não fosse o título meio estranho/meio parvo de "Motorcycle Of Love" poderia pensar-se, pelos primeiros segundos do tema, que estavamos perante algo que nos tivesse chegado por parte dos Manowar, que também tem a sua quota parte de títulos sobretudo parvos. Em termos sonoros, não há comparação possível, pelo que os Prowler debitam um heavy metal clássico que até dá gosto ouvir, ao contrário daquilo que acontece com os auto-itntitulados Kings Of Metal. A banda chega-nos da Alemanha (where else?) e estreia-se nos discos com este "Stallions Of Steel" que é absolutamente clássico do início ao fim.

Hoje em dia, falar em clássico, é a mesma coisa que falar em retro e aqui o foco também é esse mas o que todo este movimento retro tem de bom é que de vez em quando surgem-nos bandas que nos surpreendem ao conseguirem manter um som vintage, como aquele que podemos ouvir nestas nove músicas, mas que ao mesmo tempo tem algo de actual e refrescante. Como que pegar alguns remakes de filmes que conseguem manter o teor original do filme, mas acrescentam certas coisas que o tornam melhor. É precisamente o que temos aqui e não há como resistir a temas como "Freedom" com o seu grande solo de guitarra, com este departamento a ser um dos pontos de destaque para todo o álbum.

De vez em quando lá se nota que a banda ainda precisa de amadurecer um pouco mais - basta ouvir o início da faixa título e a forma como o refrão não encaixa com nada na música para que isso fique perfeitamente claro - mas para uma jovem banda com o seu primeiro álbum às costas não é motivo para desanimar e para continuar a trabalhar duro, porque o talento está todo lá, sem grande margem para dúvidas. Recomendado a todos os fanáticos e saudosos do heavy metal tal como era feito nas regras da década de oitenta.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira