About Me

Damnation Angels - "The Valiant Fire" Review




A quem possa passar despercebido, este é já o segundo álbum do projecto de power metal épico e sinfónico Damnation Angels que é nitidamente o bebé de William Greney, líder, compositor, guitarrista e responsável pela as orquestrações luxuosas que se podem ouvir ao longo desta mais de meia de música. Apesar da banda estar sedeada no Reino Unido, isso não impede de contar com um vocalista finlandês Pelle K. Confesso que antes de ouvir este segundo álbum estava um pouco céptico em relação à sua prestação. Para quem não sabe Pelle K tem um canal do Youtube onde faz bastantes versões de músicas do metal até ao pop e por vezes apresenta o chamado estigma do vocalista de power metal, que é exagerar sempre nos agudos.

Felizmente não é o que acontece aqui.

Para os mais cépticos, à procura de algo para dizer mal, não conseguindo dizer do instrumental - que está simplesmente de ficar de boca aberta, queixo caído até ao chão. Com uma produção própria de algo próximo do metal extremo sinfónico mas ao mesmo tempo apresentando ganchos próprios do power metal, "The Valiant Fire" é o que se pode chamar de power metal épico e sinfónico vitaminado. Tudo soa grande, tudo soa enorme. Até mesmo uma balada épica como a "The Frontiersman" soa maior que a vida. Para quem tem o pé atrás seja pelo vocalista, seja pelo estilo, é recomendado que ouça logo a faixa de abertura "Finding Requiem". Mesmo não sendo o seu estilo de eleição, terá que se admitir que soa mesmo bem. Muito, muito bem.

É um álbum luxuoso e podemos arriscar que é das melhores coisas que a Massacre Records lançou nos últimos anos. Um álbum que apesar de ser algo denso e longo, já que grande parte das suas músicas são de duração acima da média, tem um efeito imediato de conquista sobre o ouvinte. Chega a ser ridícula a qualidade deste trabalho, das músicas, da prestação dos músicos, mas principalmente da produção, que mesmo sendo moderna (para quem os possa acusar de soarem digitais demais) é bombástica de forma inacreditável. Um grande trabalho que de certeza que colocará os "Damnation Angels" nas bocas de todos os que apreciam power metal grandioso.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira