About Me

Nevborn - "Five Horizons" Review


Com a inquietante primeira música "Sending A Message", fica-se logo apresentado em relação ao que se pode ouvir aqui. A mensagem enviada foi "esperem intensidade emocional na forma de barulho, muito barulho". Os Nevborn estreiam nos álbuns com um trabalho que vai beber tanto a bandas como Pelican como Deftones, com pitadas (muito poucas) de emo aqui e ali e com o peso do pós metal a soar mais pesado que tudo o resto. A voz de Matthieu Hinderer soa poderosa quando tem que soar poderosa assim como melódica quanto a música assim o exige embora soe algo genérica por vezes.

Não se pode dizer que estas sete músicas sejam um primor de originalidade ou que a banda mostre algo que nunca tinha sido mostrado ou feito antes, mas o ponto maior aqui é mesmo a entrega e as melodias viscerais que transparecem. Melodias fruto da emoção que a banda coloca na sua música. "From The Edge Of The Universe" é o exemplo perfeito disso. Com apenas sete músicas, os suiçosNevborn atingem uma sabedoria e eficácia de veteranos, tendo este álbum a duração ideal para deixar o ouvinte imediatamente agarrado.

Provavelmente seá uma ideia parva mas julgo que se pode dizer que este é um trabalho de pós metal progressivo, já que todas as músicas, mesmo aquelas que são as mais pequentas, passam a ideia de haver uma progressão ao longo dos tempos, como uma viagem que está a ser feita de um ponto para o outro, passando por uma série de paisagens sonoras e emocionais. Apesar dos seus quarenta e nove minutos, o que temos aqui são horas de diversão musical, de viagem garantida, porque será impossível a qualquer um que ouça isto apenas uma vez que consiga apanhar logo tudo aquilo que tem para oferecer - até porque considerando a capacidade de abstracção que o álbum submete o ouvinte, o mais provável é metade passar ao lado.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira