About Me

House Of Atreus - "The Spear And The Ichor That Follows" Review



Que grande potência tem "Trenches Of Fortune" a abrir esta estreia dos norte-americanos House Of Atreus. É de tal forma que existem alguns momentos de desorientação, que exige que se vá imediatamente procurar mais informação sobre esta banda. O seu death metal poderá dizer-se que é claramente melódico, mas à maneira antiga, ou seja, recorrendo a harmonias entre as guitarras (não tanto como o sueco, que basicamente pegou na herança dos Iron Maiden, que basicamente pegou na herança dos Judas Priest) e a solos de extremo bom gosto. Até é quase pecaminoso dizer-se isto, mas à primeira audição poderão dizer-se que o som é um pouco antiquado e isso pode ser entendido como uma forma negativa, quando na verdade não o é. De todo!

O que temos são oito temas de death metal que acenta na fórmula de heavy metal tradicional ou seja, riff, espécie de refrão, ponte com leads e depois solo de guitarra. Não é assim tão linear mas é uma forma simplista de tentar evidenciar o que podemos criar aqui, através do exagero. Aliás, não é mesmo linear porque além do factor tradicional também existe um certo elemento progressivo, nomeadamente nas estruturas das composições, em que a música claramente vai mais longe do que aquilo que normalmente se esperaria ("Throne Of Chariots" e "Oresteia - The Unforgotten Scorns" são bons exemplos).

Quando uma banda nos surpreende por apresentar algo que nós conhecemos bem e já ouvimos muitas vezes no passado, então isso é sinal que já andámos por muito tempo a voar pelo espaço e que precisamos de voltar a colocar os pés na terra. Felizmente para tal temos bujardas como "The Spear And The Ichor That Follows" que nos permite a isso. Proposta dinâmica que tanto vai directo ao assunto como em "Beasts Of Antiquity", assim como vai mais além como em "The River Black". Mais que death metal, mais que death metal melódico, mais que qualquer moda, House Of Atreus é uma banda com um grande álbum de estreia e que tem tudo para se tornar gigantesco no estilo, tendo em conta os níveis de qualidade elevados que este trabalho exibe.
 
Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira