About Me

Bong - "We Are, We Were and We Will Have Been" Review


Duas músicas. Trinta e cinco minutos. Bong. Chega? Ok, temos que dizer algo mais do que apenas isto. Quando temos uma faixa, "Time Regained", com um drone que mais parece uma onda de destruição industrial que varre todo o mundo e com uma voz (que, note-se, apenas se faz ouvir aos sete minutos) que tem o seu quê de litúrgico de uma forma apocalíptica, fica complicado dizer o quer que seja. É fácil, muito fácil, confundir este tema, com uma experiência espiritual, quase religiosa. Se tivesse narrações de Alan Watts, de certeza que seria possível meditar com esta música.

A discografia da banda é uma das mais impressionantes de sempre, tendo em conta que existem desde 2007. Podemos sempre dizer que não chegam perto de outras como Agathocles, mas considerando que existem apenas há dez anos e que têm um número infindável de EPs, splits, álbuns ao vivo e ainda sete albuns de originais, a contar com este trabalho - quase conseguindo manter a marca de um álbum de originais por ano. E perante tanta quantidade, poderia pensar-se que pouco teriam a acrescentar num álbum de orignais, mas a verdade é que cada trabalho é como que uma peça essencial que quase se sente como se já fizesse parte de nós e "We Are, We Were And We Will Have Been" não é excepção.

Se ouvir "Time Regained" é como ouvir um cataclismo da natureza em acção, algo de uma magnitude gigantesca, quase difícil de perceber por inteiro e que nos faz sentir como minusculos grãos de areia, "Find Your Own Gods" é, como o próprio título sugere, uma experiência transcendental capaz de fazer o ouvinte sair do corpo e encetar diversas viagens astrais. E perante todas estas descrições, a única coisa a concluir é que a melhor forma de definir este trabalho é... duas músicas. Trinta e cinco minutos. Bong. E chega.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira