About Me

Heathen Foray - "Into Battle" Review



Seria improvável dizer isto numa altura destas, em Maio de 2015, mas a verdade é que as primeiras audições de “Into Battle” são bem refrescantes. A banda austríaca chega ao seu quarto álbum depois de uma carreira que tem passado um pouco despercebido do grande público – quando falamos de grande público, obviamente é tendo em vista o grupo de pessoas que apreciam metal. A sua mistura entre o heavy/power metal tradicional com laivos de folk (que resulta na etiqueta de viking metal) e com umas ocasionais pitadas de metal extremo – principalmente pelos guturais de Robert Schroll.

Se o primeiro impacto é refrescante, com consequentes audições começa a soar um pouco mais genérico o que talvez demonstre da capacidade que álbum tem (ou não tem) de passar com sucesso o teste do tempo. Ainda assim, sem dúvida que temas como “Tír na nOg '” e “Freundschaft” cumprem os requisitos mínimos necessários para cativar tanto aqueles que gostam de viking metal como os que são mais fãs do metal mais tradicional. O único problema que poderá haver é que como a banda anda um pouco entre dois mundos, sem estar propriamente com os pés fixos num deles, alguns fãs poderão torcer o nariz a algumas das opções das músicas, seja pelo lado mais melódico que a banda não dispensa como nos guturais.

No geral é um álbum acima da média de metal, ou seja, quem gostar de metal, independentemente dos seus géneros e sub-géneros, não tem como não ouvir bem “Into Battle”. Falta-lhe no entanto, alguns ganchos que tanto permitam que as suas músicas sejam mais imediatas como que permitam que as mesmas perdurem no tempo. É um álbum que garante com que o nome Heathen Foray se torne um pouco mais conhecido do que aquilo que é actualmente.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira