About Me

Marginal - "Chaos And Anarchy" Review


Da joint venture entre a Helldprod, a Neanderthal Stench Records e a Vleesklak Records surge este álbum dos Marginal disponível em vinil, CD e cassete. Para quem não conhece os Marginal, trata-se de death/grindcore que não será estranho aos ouvidos dos apreciadores de bandas como Napalm Death, Extreme Noise Terror e Discharge, ou seja, o equilíbrio entre o death metal, o grindcore e o crust/punk tipicamente britânico.

Apesar das catorze músicas, temos caos e anarqui por apenas vinte e dois minutos, com uma média de duração que não chega a dois minutos por faixa. Curiosamente o equilíbrio entre a duração e a fluência do álbum é perfeita, isto é, não enjoa e no final fica-se satisfeito. O som é poderoso mas mesmo assim há uma forte aura de podridão que o álbum emana. Talvez perca um pouco com alguma da concorrência e do que já feito no capítulo da violência, já que a costela punk parece estar bastante presente.

Claro que quando falamos de crust/punk/death/grind, pensa-se sempre na questão social como principal tema e os Marginal não são excepção, sendo também grande parte do seu encanto e do género em si - até o próprio artwork carrega esse mesmo encanto. Este elemento é o último que faltava para fazer de "Chaos And Anarchy" de um álbum essencial para quem tem saudades do impacto que álbuns como "Scum" provocaram. Os tempos são outros, mas o mundo continua a precisar de bombas críticas como esta.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira