About Me

Reportagem: Chameleons Vox @ Caixa Económica Operária, Lisboa - 05/05/2015


Os britânicos The Chameleons foram uma das bandas mais influentes dentro da cena post-punk. Através do nome Chameleons Vox, o vocalista e baixista Mark Burgess, único membro da formação original da banda britânica, tem permitido que os temas mais emblemáticos do grupo continuem a ser tocados por esse mundo fora. A tour europeia “We Are All Chameleons Farewell Tour” marca a despedida da banda, e o nosso país foi contemplado com duas datas – no Hard Club, no Porto, e na Caixa Económica Operária, em Lisboa. A promessa do grupo – tocar o mítico álbum “Script of the Bridge”, lançado em 1983, na íntegra, bem como outros clássicos, foi cumprida.

A sala encontrava-se cheia – de pessoas e de gerações. Podíamos encontrar desde o rapaz adolescente ao homem coberto de cabelos brancos. E foram especialmente as gerações mais antigas que, de forma entusiasta, saltaram e ecoaram as letras que pareciam saber de cor há anos…ou mesmo décadas. 

O espectáculo iniciou com “Swamp Thing” e, a partir daqui, foi uma hora e meia de música que facilmente se podia ter duplicado sem que o público se queixasse (pelo contrário!). O chão da sala, que por várias vezes tremeu, assim o comprovava. No segundo tema, “A Person Isn’t Safe Anywhere These Days”, a voz de Burgess já se confundia com a do público. Aliás, foram vários os temas onde o público se fez sentir, destacando-se “Second Skin”, do álbum de estreia da banda acima falado. 

Burgess agradeceu algumas vezes ao público pela sua presença. Confidenciou que, muito embora já tenha tocado em vários locais ao longo da sua carreira, ainda se lembra, como se fosse hoje, da primeira vez que tocou em Lisboa (no Rock Rendez-Vous, em 1983).

O espectáculo teve direito ao primeiro encore, mas o público não deixou que a banda terminasse a noite sem um segundo. Este último teve um sabor agridoce – ainda que as músicas tenham sido aplaudidas como se não houvesse amanhã, era notório que a actuação estava a terminar e que, muito provavelmente, esta seria a última vez que a banda se apresentava no nosso país.

Foi com temas emblemáticos como “Up The Down Escalator” e “Don’t Fall” que os ChameleonsVox se despediram da actuação lisboeta, não deixando de reforçar: “we are all Chameleons”. 


Texto por Sara Delgado
Fotografias por Liliana Quadrado
Agradecimentos: A Comissão