About Me

Officium Triste - "Reason" Review


"Reason" foi originalmente lançado em 2004 e ocupa o lugar de terceiro álbum na discografia da banda holandesa de death/doom metal e é mais um álbum a ser reeditado pela Vic Records. Como o assunto ultimamente no que diz respeito à Vic Records têm sido reedições, temos que separar bem as águas, que o que temos aqui não pode ser comparado com nada nada com que os Korsakov, Cromm Cruac ou Bluuurgh possam ter feito, por muito que sejam nomes de culto do underground holandês. Este álbum é um dos grandes trabalhos não só da banda como também do estilo em si. Cinco (longas) músicas de doom metal melódico de alta qualidade que não tiveram problemas em suportar o teste do tempo nestes onze anos que passaram.

Originalmente lançado pela Displeased Records (que apesar de ter mudado de nome e de ter aberto o leque do seu negócio, tornando-se basicamente uma loja online, pode-se considerar como oficialmente extinta) este é um álbum que já está fora de circulação há já algum tempo e pelo que assim a sua reedição se justifica completamente. Com um digipack e notas do vocalista Pim Blankenstein (que também está nos The 11th Hour), esta é uma oportunidade ouro para todos aqueles que não conseguiram apanhar a primeira edição, principalmente para aqueles que são fãs do death/doom na boa e velha tradição da trindade britânica Paradise Lost, Anathema e My Dying Bride.

Ao longo de quarenta e três minutos, a vida passa mais devagar, mais intensa, mais melancólica mas sobretudo mais bela, sendo que é impossivel dissassociar qualquer um destes adjectivos quando se fala de "Reason". "In Pouring Rain" tem quase seis minutos, mas tem tanto a passar-se nela que parece ter o dobro, enquanto a intensidade de "Silent Witness e "Sun Doesn't Shine Anymore" tornam os seus nove e dez minutos prolongar-se por cerca de vinte minutos. É a magia da música que faz o ouvinte perder o sentido de orientação quando este está completamente envolvido. Sem dúvida que a Vic Records fez (finalmente!) serviço público em voltar a trazer à superfície esta obra-prima.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira