About Me

King Dude - "Songs Of Flesh And Blood - In The Key Of Light" Review



The Dude is back! Da última vez que ouvimos falar do Rei Gajo (algumas designações são boas para traduzir só para se ter uma real noção do seu significado), com o álbum "Fear", tínhamos nas mãos uma proposta que tinha muito de neo-folk, assim como de country (ou alguns cantautores que têm muito da sua costela country) e que pecava por estar muito apegado ao que Death In June e NON tinha feito e é com esse pensamento com que entramos para este álbum. Ainda bem, porque de outra forma não seríamos brutalmente surpreendidos.

É com distorção de "Black Butterfly" que essa surpresa se inicia. Surge-nos como um exercício visceral de rock que mesmo assim conserva a sua identidade. O impacto é de tal forma positivo que a faixa seguinte, "Deal With Devil", que é uma espécie de Nick Cave meets Jonhy Cash meets Leonard Cohen meets Death In June, soa-nos como uma das coisas mais brilhantes que foram escritas nos últimos tempos. A vertente visceral da primeira música até pode não surgir muitas mais vezes no futuro, mas é o que basta para nos deixar agarrados aos ambientes que o amigo TJ Cowgill nos vai apresentando. Apesar de muitos deles serem acústicos (muitas vezes com arranjos bem elaborados) a ambiência negra e pesada é comum a todos eles. Também há uma costela new wave, rock gótico que é igualmente surpreendente e eficaz.

É um álbum mais pesado do que parece, mais dinâmico que parece e sobretudo, mais viciante do que parece. A produção parece que também deu um passo em frente, funcionando como uma poderosa aliada na capacidade que "Songs Of Flesh And Blood - In The Key Of Light" tem de se tornar uma entidade por si só. Liricamente desconfortável e igualmente hipnótico, está aqui um trabalho que tem tudo para fazer com que se aprecie vezes sem conta sem haver sombra de cansaço. Mesmo para aqueles que como nós não ficaram muito impressionados com "Fear" que conseguiu cativar grande parte da crítica e de potenciais fãs do género. Este tem tudo para superar.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira