About Me

Enfeeble - "Momentum Of Tranquility" Review


Nada mais comum que hoje em dia termos uma banda sem editora que chega ao terceiro álbum. Pode ser indicador de várias coisas. Banda sem talento mas que é teimosa; banda com talento e com um azar descomunal e ainda assim teimosa; banda que se insere num estilo musical do qual o mercado já está absolutamente saturado e que como tal, passa um pouco ao lado das editoras. Na realidade, nenhuma destas opções encaixa totalmente naquilo que nos é perceptível ouvir neste “Momentum Of Tranquility” mas a escolher um, optaríamos por esta última opção.

Mesmo movendo-se nos terrenos algo pantanosos do death metal melódico arraçado de metalcore, não será justificação a qualidade daquilo que a banda faz para não ter editora já que o seu som é bem forte e potente, não esquecendo claro a componente da melodia que apela a todos aqueles que têm uma costela sueca no seu corpo sem, no entanto, perder-se por lugares comuns horripilantes que os fazem tornar iguais a tantos outros. “Four Eyes (Two Hearts)”, “Middle Of Nowhere” e “Hypnophobia” são bons exemplos de como a banda não anda a chafurdar no óbvio. Mesmos nos casos em que existe algo mais óbvio, como na “Shooting Gallery”, os resultados são bem satisfatórios.

Não é um álbum que vai redimir tudo o que foi feito (e ainda o é) no género mas que sem dúvida mostra uma banda com talento e com capacidade de compor músicas de qualidade. Um álbum com bons riffs, bons refrões e melodias vocais, solos e arranjos que vai agradar a todos os que gostam de death metal melódico, mesmo aqueles que já se cansaram deste tipo de coisas. O cansaço é compreensível mas a paciência que o álbum exige para passar por cima dos preconceitos também será obrigatória – isto para sermos justos.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira