About Me

Nuclear Detonation - "Living Dead, Sons Of The Lobotomy" Review


A forma como “Down To Hell” nos surge a abrir esta estreia dos italianos “Nuclear Detonation” remete-nos para o underground dos finais da década de noventa, quando o thrash metal era marginal e as produções não eram particularmente brilhantes. Não é que a produção seja propriamente precária mas também não dentro daquilo que se pode esperar hoje em dia. E apesar do que possa parecer pelo o que foi dito atrás, não é algo inteiramente mau. Dá um certo toque nostálgico à coisa. No entanto é nas músicas de “Living Dead, Sons Of The Lobotomy” que reside a sua riqueza.

Misturando um saudável espírito de NWOBHM com o thrash mais simples, temos aqui grandes malhas que não se propõem a ser mais do que bons momentos de música e é desta forma que as mesmas devem ser encaradas. De outra forma podem gerar-se expectativas que não há hipótese de serem cumpridas. Sem essas mesmas expectativas, é possível apreciar a desbunda que estes temas são, desde o tema instrumental “A.T.A. (Another Thrash Attack)” passando pelo épico  “Living Dead” e acabando na furiosa e curta “Mental Prison”.

Num álbum em que o estilo escolhido não é propriamente revolucionário e muito menos a abordagem escolhida, ter músicas de qualidade superior é o que vai fazer toda a diferença e é, efectivamente, o que acontece neste trabalho. É um álbum que se ouve facilmente umas quantas vezes seguidas sem qualquer tipo de problema, isto mesmo sabendo que se trata de mais uma banda de thrash metal que nos chega de Itália. Não há problema, com esta qualidade, que nos cheguem milhões. De boa qualidade não se farta o thrasher esfomeado. Uma banda a acompanhar.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira