About Me

SardoniS - "III" Review


Parece ser recorrente nos últimos tempos falarmos aqui de música instrumental. Os últimos exemplos foram os Arrakis e os Valley aos quais se junta agora o terceiro álbum dos Sardonis. Entre o espírito de jam dos Arrakis e a solidez de composição musical dos Valley é onde podemos encaixar este "III". Para quem gosta dos melhores momentos dos Karma To Burn, pode encontrar aqui cinco músicas que misturam esse espírito mais directo e cheio de groove com algum doom rock que assenta que nem uma luva. Outro pormenor interessante é que se trata de um duo que apenas com guitarra e bateria parecem encher todo um estádio com o seu som.

Se fazer música instrumental para muitas bandas com quatro ou cinco músicos é desafiante, para um duo ainda mais é já que existem limites que uma bateria e uma guitarra podem fazer para que uma malha de seis ou sete minutos não se tornem como armas de arremesso contra insónias implacáveis. A juntar à dificuldade de fazer música instrumental com apenas duas pessoas, junta-se também a dificuldade de fazer doom metal (seja com as pessoas que for). E todas essas dificuldades que sabemos serem reais não são propriamente sentidas aqui.

Os temas têm melodias repetitivas - tal como o stoner e o doom exigem - e os riffs tornam-se mantras que nos entram na cabeça e obrigam-nos a balançar. No entanto, há muita mais varidade nestes cinco temas do que as limitações dos géneros em que se inserem ou o número de integrantes dos SardoniS previam. É mais aberto e mais variado do que se previa e é também a maior prova de que as limitações estão mesmo na cabeça das pessoas. "III" prova que não há limites para a música, não há limites para a criatividade, a não ser para aqueles que julgam que elas existem.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira