About Me

Toys'R'Noise - "Toys'R'Noise" Review


Tal como o nome do projecto sugere, os Toys'R'Noise baseiam o seu som na artimanha de usar brinquedos para fazer barulho. Esta premissa é o suficiente para fazer os mais cépticos fugirem a sete pés, já que tem tudo para ser uma receita para música desafiante ou até mesmo anti-música. Além dos brinquedos, também contam com instrumentos feitos pela própria banda. Composto por um trio aventureiro, este é sem dúvida um trabalho que vai colocar à prova a resistência daqueles que julgam ter os horizontes bem abertos. Horizontes bem abertos poderá não ser suficiente para chegar ao final desta viagem.

Andando entre os terrenos do noise e do ambient, sem esquecer alguma música electronica e industrial, existem aqui algumas provas de esforço para os ouvidos que nem sempre são fáceis de superar. A faixa dois, por exemplo, é um desses casos. Ah, e todas as faixas surgem como "Untitled 1", "Untitled 2" e por aí fora. Tal decisão nem se pode questionar muito já que seria inconsequente dar títulos a músicas que são meras experimentações sonoras, algumas delas muito bem sucedidas, como é o caso da "Untitled 3". É um trabalho que exige um espírito próprio para o apreciar devidamente. Em alguns momentos irritante, noutros brilhante, está tudo nos ouvidos de quem ouve.

No entanto, e ao contrário do que possa parecer, não é um daqueles trabalhos feitos à toa, apenas cabendo na cabeça dos seus executantes e nalguns iluminados. As experimentações aqui contidas nem sempre correm bem mas por isso se chamam experimentações e não fórmulas seguras de atingir algo. Poderá dizer-se que o saldo das experiências sonoras dos Toys'R'Noise são bem positivas, principalmente devido ao uso da percussão que faz com que exista um fio condutor ao longo de todo o caos. Para corajosos e que gostam de sair de fora da caixa, este é o disco indicado.


Nota: 6.7/10

Review por Fernando Ferreira