About Me

Christian Mistress - "To Your Death" Review


Que a Relapse Records era uma editora eclética, já bem sabíamos, apesar da sua especialização nas diferentes formas de violência sónica extrema. Aquilo que continua a surpreender-nos na editora é na forma como apostam em bandas nas quais não se esperaria ver-se associadas à editora de culto norte-americana. Felizmente temos os Christian Mistress para nos relembrar disso mesmo. "To Your Death" é o terceiro álbum da banda e o segundo lançado pela Relapse e parece que nos chega apenas para nos lembrar que o heavy metal praticado pela banda está mesmo na base de tudo o resto que a editora lança.

"Neon" surge com uma raça impressionante, à qual é-nos impossível ficar indiferente. Cru, primitivo e cheio de vida, onde a voz de Christine Davis surge-nos da forma mais natural possível. Depois de tantos anos e tantas bandas a ouvir vozes femininas operáticas, onde é tudo limpinho e imaculado, é refrescante ouvir algo neste contexto que nos faz lembrar as razões de gostar de heavy metal. Ou seja, a força de temas como "Stronger Than Blood", "Open Road e "Ultimate Freedom"" têm tanto da energia contemporânea como da classe própria oriunda da década de setenta. Poderemos ficar tentados em encaixar a banda na categoria retro que tenta (em alguns casos desesperadamente) recuperar o hard rock de há quarenta anos atrás, mas o espírito é inegavelmente heavy metal, tal como uma mistura da energia crua dos Motörhead com as harmonias dos Judas Priest e Iron Maiden.
Ah, e temos um tema instrumental a acabar o álbum. É preciso mais alguma coisa?

Temas que não precisam de muita rodagem para ficar na memória e que todos juntos trazem-nos um álbum fortíssimo, sem dúvida o melhor trabalho da banda até agora - e tendo em conta da qualidade do que está para trás, já é dizer muito. Para quem gosta de heavy metal puro, este é sem dúvida um álbum obrigatório e incontornável. Para quem não sabe o que é heavy metal e até quer saber, pode começar por aqui, junto com os trabalhos clássicos de Judas Priest, Black Sabbath, Motörhead, Thin Lizzy, Iron Maiden, AC-DC (aquela entrada da "Walkin' Around" não engana ninguém). Pode até parecer um (demasiado) grande elogio mas basta ouvir isto duas vezes para se ficar logo contagiado. Faz-nos lembrar a razão de gostarmos de heavy metal.


Nota: 9.1/10

Review por Fernando Ferreira