About Me

Human Desolation - "Mind Grind Paradigm" Review



Álbum de estreia dos suecos Human Desolation, que conseguem captar a nossa atenção com os seus primeiros momentos. Após uma breve e curta intro, intitulada “Paradigm Shift”, “Afterlife” surge em forma de death metal moderno, sem ser no entanto, demasiado modernaço, e com suficiente características tradicionais para que o consigamos encaixar na categoria de death metal melódico, não sendo propriamente uma cópia dos nomes clássicos do género. Estar com o pé entre dois mundos não é tarefa fácil nem garantida de sucesso, mas aqui, os Human Desolation até nem se dão mal. Nada mal mesmo.

Lançado de forma independente, algo cada vez mais comum nos dias de hoje, não seria difícil imaginar este trabalho numa qualquer editora europeia. A banda consegue esquivar-se com sucesso aos lugares comuns que poderiam surgir, seja por tocar algo próximo do metalcore, termo e estilo já algo esgotado, seja  por optarem por olhar para o passado para ir buscar inspiração. O risco que qualquer uma destas opções poderia levar seria de apresentar um produto forçado, algo que não se sentiria como natural. Não é o que acontece embora não se possa dizer quer “Mind Grind Paradigm” seja um álbum perfeito.

Faltam músicas, verdadeiras músicas, que fiquem na cabeça do ouvinte e não querem mais sair. Curiosamente, um dos momentos em que isso acontece é precisamente numa faixa instrumental, ”Desolation”, que só peca por parecer que acaba a meio. Ou talvez é mesmo a insatisfação a falar mais alto, que gostava de ver mais momentos como este. No geral competente, uma boa apresentação de uma nova banda, mas que mostra que para um segundo trabalho será necessário algo mais para ter um impacto mais forte e duradouro.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira