About Me

Necrodium - "Remnants" Review



Se há pessoal que está confuso em relação à hora quando a mesma muda, o que dizer daqueles que não sabem bem em que ano estão? No caso dos finlandeses Necrodium, tal não é grave. Na realidade até é bastante positivo. Para quem se recorda, o death metal finlandês não é das mais conhecidas exportações do país dos mil lagos, mas os Amorphis, por alturas do seu primeiro álbum, tinha um som fortíssimo que ia buscar muito aos vizinhos suecos. É claro que depois as tendências mais retro e melódicas acabaram por dominar o seu som - nada de errado com isso - e acabou por ficar um vazio no espectro do death metal sueco. Muito tempo já passou desde essa altura, mais de vinte anos, mas os Necrodium fazem-nos sentir que estamos de volta ao início da década de noventa.

Pegando novamente na comparação com os Amorphis, os Necrodium apoiam-se mais na vertente gore - que embora esteja presente nas letras de todos os temas, musicalmente está mais presente no épico final de nove minutos "Remnants Of Claustrophobia", que por sinal é o tema mais fraco dos que estão aqui presentes (não contando com a intro "Voices From The Wheel" que não conta para a equação), com uma repetição excessiva de riffs que até nem são grande coisa. Mas de resto, nos outros restantes temas, a banda é directa ao assunto e tem muito a ganhar com isso.

Com apenas seis músicas (sete com a tal intro) e uma duração que mal passa os trinta minutos) parece que é pouco matéria para que se possa considerar como longa duração, mas independentemente disso, e para aqueles que tinham saudades de death metal assim, é capaz de encontrar aqui alguma satisfação. Death metal poderoso e bem tratado com produção moderna mas bem orgânica que faz relembrar os primórdios do género. Caso a nostalgia não lhe seja importante e o death metal também não, então este será um trabalho a evitar certamente.


Nota: 6.2/10

Review por Fernando Ferreira