About Me

Pathologic Noise - "Gore Aberration" Review


Nada como um pouco de death metal sul-americano, bruto dos queixos, para começar o dia. Os Pathologic Noise são brasileiros e chegam ao segundo álbum com este “Gore Aberration”. Chamar de longa duração a este trabalho só poderá ser por simpatia porque não chega a ter meia hora de duração, no entanto, condensa bem todo o vício que um bom álbum de death metal deverá passar para o ouvinte, mesmo que não tente escapar a nenhum dos lugares comuns do género. Na realidade, faz mesmo o oposto, vai na direcção deles.

Não se pense no entanto nem em Sepultura, nem em Krisiun. O estilo remonta mais aos primórdios do género, aquele que os primeiros trabalhos de Autopsy, Cannibal Corpse – aliás a referência a Chris Barnes surge várias ao vezes ao longo do álbum – e Necrophagia. É engraçado para quem gosta de nostalgia, porque temas como “Pathologic Metal Vision” e “Lights On The Dark Sky” remontam às raízes mais primitivas do género mas não sendo propriamente retro. Para quem está interessado em coisas um pouco mais elaboradas poderá encontrar aqui alguma dificuldade em ver o tempo a passar, apesar de ser apenas pouco mais de vinte e quatro minutos.

A produção, as músicas, os tiques, tudo aponta numa direcção que já conhecemos bem. O ponto forte deste segundo álbum é que não é propriamente o estilo de death metal que se costuma ouvir da América do Sul, estando mais próximo, como foi dito atrás, das bases do género mais a norte no continente americano. Não há qualquer problema em um fã incondicional de death metal dar umas valentes audições a este trabalho, embora também seja possível que se perca no meio de todas as propostas similares ou mais interessantes que por aí andam.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira