About Me

Christian Death - "The Scriptures" Review


Segundo álbum reeditado pela Season Of Mist e o segundo a contar com a nova formação que tinha em Valor Kand a figura central. Lançado originalmente em 1987, “The Scriptures”, apresenta-se a milhas luz do seu álbum anterior. Com um conceito igualmente rico (o anterior lidava com os horrores do holocausto, este foca a religião, um tema que viria a tornar-se o principal assunto a partir daqui), existe uma maior diversidade musical que faz com que este trabalho se torne muito mais agradável ao ouvido que o anterior. Um dos grandes pontos que faz toda a diferença são as vocalizações efectuadas por Gitane DeMone, que apesar de poderem soar algo datadas, dão um colorido extra e muito bem vindo à dinâmica do álbum.

E por falar em dinâmica, esta é realmente a grande arma do álbum onde temos um pouco de tudo. Desde o habitual death rock/ rock gótico da banda de “Song Of Songs” e “Four Horsemen”, passando pela quase punk “Vanity” e terminando na épica cover de Jimi Hendrix, “1983”, que é realmente um dos grandes atractivosdeste álbum.  E isto tudo na primeira metade do álbum. A segunda metade revela-se igualmente variada e eficaz sendo que “Golden Age”, a “Alpha Sunset e a “Raw War” são outros bons destaques, enquanto uma “Omega Dawn” consegue ser igualmente perturbadora como qualquer outra coisa que já tinham feito no passado..

Os Christian Death viriam materializar aqui neste trabalho uma maturação que fez com que passasse a ser vistos com outros olhos e que acaba por justificar a sua actual posição no panorama do rock gótico actual. Por esta altura, o passado com Rozz Williams já tinha finalmente um verdadeiro concorrente, o presente era igualmente excitante se não mais ainda.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira