About Me

The Black Wizards - "Lake Of Fire" Review


Os The Black Wizards são uma grande banda e pronto! Podem vir cá com tretas que é tudo retro, soa tudo ao mesmo, mas a verdade é que a boa música (como já nos fartámos daqui de afirmar em ocasiões anteriores e vamos continuar a dizer até que nos falte a voz) é imortal. A forma de avaliar a boa música também é sazonal e não se quer ter a arrogância de dizer que a forma como a apreciamos é a mais correcta, mas seja aqui ou na China, agora ou na Idade Média, este "Lake Of Fire" é um álbum obrigatório para quem gosta de bom hard rock, cheio de fuzz e com muito feeling.

É o que temos aqui, sem tirar nem pôr. Esta é música que nos transporta para uma outra época, para um outro mundo. E fá-lo com uma descontração impressionante. Parece que é fácil. São oito temas que descambam quase todos em ambiente de jam, que parece que foram registados enquanto estavam a tocar, sem toques, sem retoques, sem overdubs, sem tretas nenhumas. Apenas com o feeling honesto de como a música deveria toda soar e é a esse feeling honesto que malhões como "Pain", "Waiting For A Train", "Gypsy Woman" e "Wicked Brain" soam.

Para se ser sincero, é parvo destacar qualquer música que seja porque do início ao fim, este álbum é excelente. A voz de Joana soa como uma assombração da década de sessenta que nos vem visitar - e que bem vinda é a sua visita - enquanto instrumentalmente, tudo se conjuga na perfeição, sem que exista, mais uma vez se reforça, espaço para qualquer tipo de artificialismo. O som pode estar alg abafado, poderia ser melhor, mais claro mais límpido, mais cristalino, mas se assim fosse, não teria se calhar tanta qualidade como tem. Música do coração para o coração daqueles que têm a música como uma parte da sua vida. Orgulho por Portugal ter uma banda assim!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira