About Me

The Iron Son - "Enemy" Review



Certas coisas nunca resultariam em português. Ter uma banda chamada “O Filho de Ferro” é uma delas. O que parecia ser um nome de uma banda de heavy metal tradicional é afinal o veículo para o regresso de Brandan Schieppati, ex-vocalista dos Bleeding Through, o que é o mesmo dizer que temos mais um álbum de metalcore para analisar. Em relação aos Bleeding Through, até não temos nada de muito mau a dizer, já que se trata de uma das bandas pioneiras do género – um frase que soa sempre de forma estranha – pelo que o trabalho a solo (basicamente trata-se de um trabalho a solo) do seu ex-vocalista até se assume com algum interesse.

Isto até começarmos a ouvir, claro.

O primeiro tema “Worth Less” é assumidamente metalcore, recorrendo a uns teclados que dão um ar mais electrónico e que também monopolizam as atenções. Acabam por ser essa fórmula dos teclados o que se salienta mais e são também eles que dominam o álbum, como “Colder”, o segundo tema acaba por comprovar logo de seguida. Infelizmente. Os tais teclados surgem da mesma forma que surgiram no tema anterior, o que nos coloca a dúvida se não seria exactamente a mesma música – ou pelo menos, as mesmas notas no teclado. Felizmente os próximos temas não dão tão importância aos teclados, pelo menos não o suficiente para que eles monopolizem as atenções, mas mesmo assim eles acabam por fazer a sua aparição.

É metalcore intenso e modernaço, com tudo aquilo que isso significa, de bom e de mau. Principalmente de mau. O principal problema com este tipo de coisa é que o efeito surpresa já lá vai há muito e os breakdowns já cansam, porque já os ouvimos de toda a maneira e feitio – sendo que os Bleeding Through são uns dos grandes responsáveis por esse factor. A parte boa é que dura apenas vinte e sete minutos e que temos realmente alguns momentos interessantes. Este regresso, apadrinhado por Shannon Lucas, ex-baterista dos The Black Dahlia Murder que tocou bateria em todos os temas, não soa a algo que estivesse a fazer falta ao mundo do metal, no entanto, para os fãs dos Bleeding Through em geral e do vocalista em particular, este poderá ser um interessante trabalho a conferir.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira