About Me

Begrime Exemious - "The Enslavement Conquest" Review


Os Begrime Exemious podem ter um nome que não lembra o diabo, mas o seu death metal blasfemo é um grande vício. E esta forma de abrir uma crítica poderá revelar demasiado e fazer com que passem logo à seguinte mas atentem por gentileza às palavras que vos dito sobre os motivos de este terceiro álbum da banda canadiana ser digno da nossa e da vossa atenção. Numa altura em que todas as bandas se preocupam em soarem estupidamente digitais, o facto de termos uma banda canadiana que nos surge com podridão no coração é sempre de salutar.

O primeiro tema "Cradled In Our Hands" coloca tudo em pratos limpos - ou sujos, conforme a perspectiva: o death metal da banda continua intenso, sujo mas ainda assim cheio de pormenores que os mais atentos não deixarão escapar, desde o trabalho de bateria que é bastante diverso, até à quantidade absurda de bons riffs que os dois guitarristas destilam. Isto quando se tem músicas de quase seis minutos como a "Overpowered (Under Siege)" - um dos grandes temas de todo o álbum - dá um jeitaço do caraças. Malhas, verdadeiras malhas, que nos levam a diversos lugares, jogando de forma inteligente com os tempos - atentem no ritmo lento e ameaçador das "Conscription Woes" e "Subconscious Nemesis".

A prova de que é possível manter um som cru e primitivo sem que isso signifique exactamente tocar mal. Um álbum recomendado a todos os fãs de death metal old school - daqueles tempos em que não se conseguia distinguir muito bem entre o death e o black metal mas também ninguém perdia muito tempo por isso. Para quem não os conhece ou chegou agora, os "Begrime Exemious" são uma força a ter em conta no futuro. E por falar em futuro... sabemos que o tempo não nos dá muitas hipóteses, mas até nem é descabido este álbum voltar aos nossos ouvidos daqui a uns anos com a mesma frescura com que se apresenta agora.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira