About Me

Schizo - "Main Frame Collapse" Review


Reedição do primeiro álbum de originais dos italianos Schizo, lançado originalmente em 1989. Para muitos, este lançamento é O lançamento do metal extremo e underground italiano. Os Schizo já tinham os pés bem vincados no underground e este álbum, que era para ter a voz de Chuck Schuldiner, apenas internacionalizou e espalhou ainda mais essa certeza que já havia um pouco por toda a parte. O foco é sem dúvida o thrash metal agreste, mas surge-nos de uma forma tão potente e tão crua que até nos admiramos como é que este álbum não chegou até mais longe no reconhecimento geral entre as obras de culto do metal extremo.

É possível apreciar aqui tiques da música extrema muito antes deles estarem estabelecidos. A "Epileptic Void" tem riffs que poderiam muito bem estar num álbum de black metal bruto e agreste (e se pensarmos bem, até estão num álbum de black metal bruto e agreste) e esse é apenas um exemplo. A junção entre um espírito mais punk e o thrash metal acabam por ser as partes que compõem a soma de "Main Frame Collapse" mas essa é uma explicação muito simplista daquilo que podemos encontrar aqui. Existe todo um ambiente que é único e que nem a própria banda conseguiu recriar, embora a qualidade tenha sido algo que nunca faltou, mesmo após o regresso aos álbuns em 2007.

Mesmo quase trinta anos após o seu lançamento, esta é uma obra que continua bem actual e justifica apenas por este facto a sua reedição pela Punishment 18 Records que é a actual casa da banda italiana, sendo ela também a responsável pelo último álbum de originais (já lá iremos em breve) "Rotten Spiral". Esta reedição teve direito a uma remasterização que em nada belisca o som original - na realidade parece que estamos a ouvir de um vinil - e a um booklet com fotos inéditas. Não é preciso dizer mais que se trata de algo obrigatório para quem tem em alta conta o thrash metal bruto e cru.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira