About Me

Dead Letter Circus - "Aesthesis" Review


A Austrália ainda é um destino exótico para o metal, mas se no metal extremo existem muitos bons nomes, no metal progressivo, a dificuldade já é um pouco acrescida em verificarmos nomes de peso. Dead Letter Circus deverá ser mesmo um dos grandes nomes – e se ainda não são “grandes”, são certamente promissores – da cena progressiva australiana (mais rock que metal, mas sem dúvida progressivos – já lá vamos) e têm em “Aesthesis” um belo álbum embora o mesmo possa ter diferentes sabores para quem acompanha a banda desde o início da sua carreira.

E porquê?

Porque há por aqui uma forte aura de rock alternativo/acústico misturado com uma espécie de britpop da década de noventa (que nos faz lembrar bandas como os Blur, caso estes não se tivessem esquecido de tomar as vitaminas ou como se tivessem entrado por engano na sala de ensaios dos 30 Seconds to Mars). Não há nada de errado com isso, mas fica a ideia de que a música tornou-se mais acessível não tendo a parte musical ganho nada com isso. Não é por esse motivo que as músicas vão perdurar mais tempo, aliás, talvez até aconteça o contrário.

Esta é a parte má. E a parte boa? É um álbum que flui muito bem quando ouvido de forma descomprometida e sem grandes expectativas. Temas como “While You Wait” foi feito para passar nas rádios, definitivamente, mas consegue ser superior a todo esse lixo pop que anda por aí a empestar as frequências de rádio. É um trabalho que acaba por ser mais inconsequente que o desejável mas ainda assim contém as características certas para que se consiga ouvir com prazer durante os quase cinquenta minutos de duração que tem. Talvez o próximo trabalho já seja demasiado para o lado mais descartável, mas por enquanto o saldo ainda é positivo.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira