About Me

Glorior Belli - "Sundown (The Flock That Welcomes)" Review


Os Glorior Belli poderão não ser um nome imediato quando se fala em black metal francês, mas sem dúvida que é uma banda de culto do underground europeu, mesmo que no último álbum, "Gators Rumble, Chaos Unfurls", aqui revisto por nós três anos atrás, não tenham reunido exactamente consenso, com as suas experimentações black'n'roll. Como seria de esperar, muitos fãs encararam a coisa como uma autêntica blasfémia. Pois bem, três anos depois os franceses estão de volta e aparentamente desta vez não existem muitos vestígios dessa mesma experimentação.

Aparentemente.

Demora exactamente três músicas até que tenhamos um brindezinho na forma da "Rebels In Disguise", mas já lá vamos. O álbum começa com "Lies-Strangled Skies", um tema bem conseguido de black metal, que vai alternando o midtempo com o uptempo. "World So Spurious" segue a mesma linha e são dois temas tão fortes que até se esquece daquilo que a banda fez no anterior álbum. Até que chega a tal "Rebels In Disguise" que mergulha profundamente no rock, uma mistura estranha que ainda vai mais longe nas experimentações que a banda tinha feito anteriormente. Apesar das múltiplas audições, ainda não conseguimos dizer se resulta ou não. Mas resposta pende para o não.

"Thrall Of Illusions" faz uma inversão de marcha e dá no black metal com alma, num tema épico de todo o tamanho. Aliás, pegando nessa e em todas as que se seguem de seguida, o veredicto é o mesmo: black metal de classe superior, melódico, melancólico, épico e potente. O que nos faz perguntar... porque raio aquela música? Mesmo sendo defensores do anterior álbum, aqui essa vertente surge totalmente desprovida de sentido, sendo uma faixa que veio a borrar a pintura do resto do trabalho, que de outra forma seria perfeito. Um grande álbum que reconquistará fãs, caso estes não fiquem muito ofendidos com a terceira faixa. Nós não ficámos, já que o resto é muito bom mesmo.


Nota: 8.2/10
Review por Fernando Ferreira