About Me

Illdisposed - "Grey Sky Over Black Town" Review


Gostamos dos Illdisposed. Não há nenhuma razão ou explicação racional para isso, mas a verdade é que gostamos da banda dinamarquesa e da sua forma de fazer death metal melódico mesmo que não seja sempre a mesma e/ou mesmo que não consiga manter os mesmos níveis de qualidade. Este seu mais recente trabalho é um exemplo dessa mesma oscilação, ou pelo menos parte dela. "Grey Sky Over Black Town" é já o décimo terceiro álbum e surge surpreendentemente mais negro e pesado, embora mantenha a parte melódica intacta. Mas o peso, esse é grande destaque.

Não é que os álbuns anteriores não fossem pesados - desse caminho a banda nunca se desviou - apenas foram incorporando modernismos que além de terem afastado alguns fãs mais antigos, trouxeram alguns novos. Pois bem, não é preciso muito para nos apercebemos de que esses modernismos (facilitismos) desapareceram quase por completo. Ao ouvir os primeiros temas, "Again" e "Your Darkest Son" por exemplo, o ambiente é bem menos festivo e... "saltitante" do que o esperado. A aura é negra e densa, mesmo que tenhamos solos melódicos e algum pormenor mais moderno nos arranjos.

Para quem gostava da banda dos tempos do clássico do death metal dinamarquês (e europeu) "Four Depressive Seasons", terá aqui a melhor aproximação possível a esses tempos. Claro que o groove pode andar dissimulado mas está presente como a "I Tried To Live" comprova, convidando a abanar o carolo de forma compassada. A produção é forte mas fica a ideia de que a voz está um pouco alta na mistura e que acaba por abafar tudo o resto. Será certamente uma desilusão para todos os que gostavam precisamente desta abordagem moderna. Para nós, que gostamos dos Illdisposed, gostamos de ambas, no entanto, admitimos de que este trabalho não entrará à primeira e vai demorar um pouco mais a entrar. Mas entra.


Nota: 7.6/10

Review por Fernando Ferreira