About Me

War Inside - "S.U.T.U.R.E." Review


Segundo álbum dos franceses War Inside que caso tivessem deixado alguém em dúvida com a estreia "Welcoming The Crow", este "S.U.T.U.R.E." servirá para desfazê-las, mesmo sendo apenas o segundo álbum de originais. O seu campo de operações é o death metal de cariz blasfemo que faz lembrar um pouco os tempos de Behemoth quando este começaram a largar a roupagem black metal (em termos sonoros), ali por alturas do "Zos Kia Cultus (Here and Beyond)". Ou seja, um caminho que não é nada novo - o citado álbum dos Behemoth não foi nada de revolucionário e foi lançado em 2002.

Será que isso faz de "S.U.T.U.R.E." um álbum dispensável? Definitivamente, não. O conjunto de músicas que é apresentado cativa do início ao fim e em alguns casos até surpreende, como é o caso da instrumental e bastante viciante "Penance". No entanto, e apesar de ser um dos momentos que mais facilmente se memorizam, o resto do álbum flui de forma bastante graciosa, havendo um elo de ligação entre todos os temas - algo que hoje em dia acaba por ser algo difícil de encontrar, um álbum que se sinta mesmo com um álbum e não como um conjunto quase aleatório de músicas que foram colocadas na mesma rodela.

Para quem gosta da chifrudada mas também não deixa de apreciar a potência do death metal - quer em termos musicais quer em termos sonoros, já que a produção aqui é bem poderosa e cristalina - os War Inside são uma banda obrigatória a conhecer. Bons riffs (daqueles que nos perguntamos porque é que não foram gravados antes), uma voz bem potente, e uma base rítmica capaz de suportar um furacão (ou provocar um, conforme a perspectiva) e sobretudo, um nível técnico que em conjugação com excelentes músicas faz com que tenhamos aqui um grande álbum.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira