About Me

Tod Huetet Uebel - "Malícia" Review


Pelo nome pode não parecer mas os Tod Huetet Uebel são uma banda (duo) de black metal portuguesa e este foi o seu álbum de estreia, lançado no final do ano passado, pela editora, também nacional, Caverna Abismal Records, numa edição limitada a quinhentas cópias. São sete temas de black metal hermético e potente que não terá como desagradar aos fãs do género, não deixando de incluir também algumas melodias a atirar para o melancólico, como aquelas contidas na "I", mas é a dinâmica que surpreende, já que temos na sua grande maioria músicas com duração acima da média e que não cansam, muito pelo contrário.

O que também é um grande factor positivo, é a produção - e mais uma vez se prova de que black metal com grande produção nunca fez mal a ninguém - e isso aliado à dinâmica atrás referida resulta numa grande estreia, que apesar de não ser desprovida de falhas, impressiona pela sua solidez. O duo composto por Daniel C. (nas guitarras e baixo) e Marcos M. (na voz) tem em "Malícia" um grande álbum de estreia que demonstra ter pernas para levá-los bem mais longe. Intenso, feio, não muito sujo apesar de tudo mas ainda assim claustrofóbico para garantir o seu nome entre os projectos nacionais de valor.

É na forma como a banda consegue surpreender em temas como "XII" que nos mostra que há por aqui potencial para muito mais do que apenas blastbeats e vozes torturadas e odiosas de black metal - nada de errada com isso. E aquilo que nos faz mais impressão é de nunca termos ouvido falar deste projecto em lado nenhum. Quando julgamos que conhecemos tudo, é preciso vir uma banda cá do bairro mostrar-nos que não conhecemos nada. Obrigatório conhecer.


Nota: 8.2/10

Review por Fernando Ferreira