About Me

Phantom 5 - "Phantom 5" Review


Vamos lá a despachar, que já vimos este filme antes (aliás, como o vemos todos os meses, já não é são filmes, é uma série): Frontiers records. Projecto. Hard rock. Músicos de carreira bem firmada. Melodia com fartura. Da Alemanha surge então este novo projecto que reune uma série de cromos difíceis da cena do hard rock alemão. Temos então Michael Voss (dos Bonfire, Mad Max e Casanova), guitarrista Robby Boebel (dos Frontline), baterista Axel Kruse (dos Jaded Heart), baixista Francis Buchholz (ex-Scorpions) e o vocalista Claus Lessmann (Bonfire).

Com uma trupe destas, o que é que seria de esperar se não fosse hard rock de qualidade? Sim, já vimos este filme antes, dá sempre uma ajuda. Hard rock melódico, com uma pitada de AOR aqui e ali, mas com peso suficiente para manter a malta interessada do início ao fim. Isto tudo em grande parte deve-se à voz de Claus Lessmann e à força das guitarras. Grandes temas e mais que isso, um conjunto deles que fazem deste álbum um trabalho fortíssimo, isto incluindo os temas mais melosos como uma "Since You're Gone" que já sabemos que são inevitáveis.

Como já dissemos antes, é difícil numa altura destas surgirem-nos temas que se fiquem gravados. Já temos mais de quarenta anos de história de hard rock em cima e o mundo roda tão depressa nestes dias, que os clássicos instantâneos são coisa do passado. Ainda assim, temas como "Someday", "Renegade" e "Flying High" dão-nos a sensação que se tivessem sido composto vinte e cinco anos, estariam agora a ser considerados como clássicos. Bem, o que interessa é o agora e por agora, temos um excelente álbum de hard rock ao qual é difícil parar de ouvir.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira