About Me

Alkerdeel - "Lede" Review


E toma lá black metal podre. Para muitos bastava esta frase para cunhar o trabalho com o carimbo 10/10 e ir à sua vida. É isso e termos bandas que lançam trabalhos com mau som, má interpretação e performance e em resposta às críticas dizer que o que fazem é apenas arte para agradar aos próprios e que todos os outros cortem os pulsos porque cederam aos comercialismos. Mas dizem isso tudo em pensamento, porque este pessoal não gosta de dar entrevistas. Obviamente que não nos estamos a referir aos Alkerdeel, mas serve a comparação exagerada apenas para enquadrar o tipo de sonoridade.

Os Alkerdeel são belgas e despejam aqui um black metal sujo e experimental que não é muito efectivo. A parte do black metal é esforçada e como tal, não flui livremente ou naturalmente enquanto a parte experimental, mostra-nos tendência para o doom aborrecido a roçar o drone. Não são dois géneros incompatíveis, mas neste contexto algo não funciona bem. Embora a experimentação seja apreciada, não poder ser a desculpa ou justificação para que seja automaticamente considerado como algo interessante. Neste contexto, "Lede" é interessante.

O problema é que é tão interessante quanto aborrecido. Sentimos que o conjunto belga não acertou directamente no alvo. Costuma-se dizer que o terceiro álbum é especial e revela muito sobre uma banda. Neste caso, o que revela é que a sua fórmula interessante não é muito eficaz. Se a concentração estivesse em fazer músicas memoráveis, em vez de tentar experimentar algo de diferente, talvez a conversa fosse outra. De qualquer forma, somos sempre a favor da experimentação e incitamos à mesma. Esperemos que esta sirva para que se tenha um quarto álbum mais sólido.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira